top of page

O Milho no Xamanismo




O Milho 🌽 tem uma importância tremenda nos povos conectados com a Mãe Terra.


Com ele recolhemos alimentos para os humanos e animais, utilizamos as barbas para medicina de cura, as folhas têm mil e uma funções, sendo que nas práticas xamânicas as usamos para a consagração do Tabaco Sagrado.


O Tabaco 🌱 sempre foi considerado pelos ancestrais como uma Planta de Poder, porém caiu em mau uso pelos brancos, perdendo a sua força original e o seu poder, sendo usado de como vício, responsável por terríveis males no organismo.


Na união da folha de Milho com o Tabaco Sagrado simbolizamos a união da energia da Mãe Terra 🌍 com a do ☀️ Pai Divino. Com eles abrimos círculos de oração / rezo onde pedimos pelas nossas vidas, por todas as nossas relações e por todas as formas de Vida.


A introdução de Milho em Portugal fez-se primeiramente nos campos do Mondego, na era pós-Colombo, e mais tarde aparecem os primeiros registos das rendas pagas em Milho.


O Milho o foi-se adaptando essencialmente às regiões Norte-Centro do País e Algarve e foi responsável pela revolução agrícola dos séculos XVII e XVIII, tendo moldado a paisagem e a cultura.


- Isabel Angélica

2 visualizações0 comentário
bottom of page